Paredes que Falam: Entre Mudanças e Permanências

A vida de uma juíza em constante movimento: reflexões sobre casa, identidade e pertencimento.

O Desafio das Mudanças Constantes

Tem gente que aprecia o nomadismo, essa vida de constantes mudanças. Para mim, ser peregrina nunca foi uma escolha natural. Como magistrada, porém, as mudanças vieram como parte indissociável da profissão - um "contrato casado" com a carreira jurídica que escolhi.

Identidade e Linguagem: Um Processo de Adaptação

Natural de Porto Alegre, cresci na Campanha gaúcha, carregando seu característico sotaque. Após sete anos em Minas Gerais, minha fala foi ganhando novos contornos - "trens" e "uais" se infiltraram naturalmente no vocabulário. Afinal, insistir no "gauchês" seria resistir à comunicação efetiva. Aqui, "pechada" será sempre entendida como "peixada".

A Linguagem das Paredes

Fazer um furo na parede nunca foi um ato simples para mim. Representa mais que uma questão estética - é uma declaração de permanência, uma vontade deliberada de estabelecer raízes. Sem essa certeza, as paredes permanecem nuas, surdas e mudas, emanando uma tristeza sutil.

Após três anos de hesitação, meu marido Ricardo apareceu com uma furadeira, pronto para pendurar os quadros. Foi um momento decisivo. Nossas paredes ganharam vida própria - as fotos narram nossas viagens, a estante de livros revela nossas ideologias. Afinal, somos em grande parte aquilo que lemos.

A Alma de uma Casa: O Contraste entre Design e Vida Real

Uma experiência na CasaCor Brasília em 2007 me fez refletir sobre a essência do lar. Entre cozinhas requintadas e salas minimalistas, percebi que uma casa sem morador é apenas um imóvel. A personalidade do arquiteto, por mais brilhante que seja, não substitui a alma dos habitantes.

As casas mais interessantes são aquelas que falam por si - que contam histórias através de suas paredes aconchegantes, soprando ventos do passado. Nunca contratei um decorador, não por desprezo à profissão, mas por acreditar que nossa casa deve refletir nossa própria personalidade.

Uma Nova Mudança no Horizonte

Agora, às vésperas de uma nova mudança, ouço o som familiar da fita adesiva enquanto Ricardo encaixota nossas memórias. Olho para trás e reflito sobre minha felicidade neste Sertão, apesar dos desafios. As paredes logo ficarão nuas novamente, mas levo comigo as marcas indeléveis deixadas por amigos que trouxeram verdadeiro colorido aos meus dias aqui.


Palavras-chave: mudança de cidade, decoração de interiores, identidade regional, sotaque brasileiro, vida de magistrado, CasaCor, design de interiores, adaptação cultural, mineiros, gaúchos

Quer compartilhar sua experiência com mudanças e decoração? Deixe seu comentário abaixo!
































Imagem: Designed by Freepik.

Comentários

  1. Ótimo teu texto, me senti como você, porque eu mudo constantemente.
    Agora, depois de passar num concurso da prefeitura para o magistério, eu estou no Rio de Janeiro, já me adaptei mas foi difícil, adoro o Sul do Brasil, morei, e me casei em Santa Catarina, outra coisa.
    Rio: virou uma grande Favela, infelizmente.
    Meu último post diz do que eu vivo no Rio de Janeiro.
    Vou seguir teu blog, e quero que visite, se puder, bjussssss
    Mery*

    ResponderExcluir
  2. Acredito que somos cidadãos do mundo, mesmo sabendo que as raízes são necessárias, minha amiga.
    Adorável seu texto, como todos os demais escritos com primor.
    Queria fazer-lhe um convite, que fizesse parte da sala de visitas do blog (IN)PERCEPÇÕES e nos brindasse com uma reflexão sua sobre a sociedade e as pessoas excluídas que vivem dentro deste contexto.
    Caso aceite, me contate por mail, ficaria honradíssima.
    maluccat@hotmail.com
    Abraços e aguardo

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    Visitando o blog, gostei muito do conteúdo e me tornei um seguidor.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Teu blog é ótimo, parabéns! Você tem muito talento.

    Vem conhecer o meu:
    leiakarine.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.

Postagens mais visitadas